Fique de olho para não desperdiçar energia elétrica e consequentemente pagar mais por isso, na hora de adquirir aparelhos de Ar Condicionado, ou até mesmo outros eletrodomésticos

Fique de olho para não desperdiçar energia elétrica e consequentemente pagar mais por isso, na hora de adquirir aparelhos de Ar Condicionado, ou até mesmo outros eletrodomésticos

Como forma de orientar o consumidor na hora da compra, foi Instituído por Decreto Presidencial em oito de dezembro de 1993 o Selo Procel. É um produto desenvolvido e concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia – MME, com sua Secretaria-Executiva mantida pelas Centrais Elétricas Brasileiras S.A – Eletrobrás.

O INMETRO realiza a supervisão, em laboratórios credenciados, testando de todas as formas possíveis os produtos antes de liberar o uso do Selo, desta forma, o Procel já é uma forma de você ter uma garantia da qualidade do aparelho que está sendo comprado.

O Selo PROCEL é uma etiqueta que identifica os aparelhos eletrodomésticos mais econômicos, de acordo com a eficiência energética, medida pelo CEE – Coeficiente de Eficiência Energética(1), indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética (CEE), dentro de cada categoria. A classificação é divida em A, B, C, D e E. Quanto maior o CEE, mais eficiente e econômico será o aparelho. No total, o Selo abrange 31 categorias, com a participação de 206 fabricantes e 3.778 modelos diferentes. O Selo está presente em mais de 50 milhões de equipamentos comercializados em 2010.

A etiqueta exibida no ar condicionado e em vários outros eletrodomésticos, classifica o consumo de eletricidade daquele aparelho e seu grau de eficiência energética(1), que varia de A (mais eficiente) a G (menos eficiente).

Tabelas são elaboradas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e apresentam todos os produtos aprovados no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e que, portanto, estão autorizados a ostentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE).

Havendo interesse em consultar alguns aparelhos de ar condicionado, selecionamos para consulta os seguintes aparelhos:

- Ar-condicionado do tipo janela;

- Split Hi-wall

- Split Piso-teto

Eficiência energética: é a atividade que procura otimizar o uso das fontes de energia buscando uma utilização racional, ou seja, usar menos energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético. Eficiência Energética prega a utilização sábia e maximizada dos recursos energéticos disponíveis.

Fonte aqui

contato

  • (43) 3336.5493
  • contato@arcolon.com.br
  • Rua, Amor Perfeito, 75 , Interlagos — 86035-270 — Londrina / PR